Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de natividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Basicamente, sismo é a ocorrência de uma fartura subterrânea. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra.
Existem diferentes tipos de ondas:
Ondas P- Primárias ou longitudinais (as mais "rápidas" propagam-se em todos os meios);
Ondas S- Secundárias ou transversais (são mais lentas que as ondas P apenas se propagam em meios sólidos);
Ondas L- Ondas de Love (são as mais lentas de todas e têm grande poder destrutivo);
Existem equipamentos para determinar a chegada de ondas sísmicas, o sismógrafo o qual nos fornece o sismograma, onde são registadas as ondas sísmicas.
A zona onde ocorre o sismo denomina-se hipocentro e a zona da crusta situada verticalmente a esta denomina-se epicentro. É possível determinar a distancia epicentral se 3 estações sismográficas captarem as ondas sísmicas, sem estarem muito perto do epicentro, caso contrário as ondas P, S e L não serão distinguidas.
Reflexão: A grandeza de um sismo é medida através da intensidade deste, efeitos provocados por este (medida na escala de Mercalli), e através da sua magnitude, quantidade de energia libertada (escala de Richter)
Tanto Portugal continental como os Açores situam- se numa zona sísmica muito perigosa no entanto no Açores, esta da-se devido à Actividade tectónica e vulcânica no continente devido ao limite entre a placa Euro-Asiática e a Africana.
Não é possível a previsão do sismo, mas é possível a sua prevenção, informando a população e sinalizando e monitorizando falhas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo
Caderno de aula de Biologia e Geologia.

Sem comentários:
Enviar um comentário