terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Métodos de estudo do interior da Terra

     A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se baseiam em dois critérios diferentes: a composiçãoquímica e as propriedades físicas.
No modelo da estrutura interna da Terra segundo a sua composição química, são consideradas três unidadesestruturais concêntricas - crosta, manto e núcleo - separadas por superfícies de  descontinuidade.

O estudo da estrutura interna da Terra tem por base métodos muito diversificados, diretos ou  indiretos.
     Para o estudo direto da estrutura interna da Terra contribuem métodos como a observação e o estudo direto dasuperfície visível, a exploração de jazigos minerais, as sondagens e a análise de magmas.

No estudo indireto da estrutura da Terra são utilizados métodos indiretos que incluem a planetologia, aastrogeologia e a geofísica.


Fonte: http://www.infopedia.pt/$estrutura-interna-da-terra

Reflexão: Não há uma grande reflexão a fazer. Apenas é de salientar a importância dos geólogos no mundo atual, apesar de estes não serem valorizados.

Recursos naturais

     Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.






Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_natural

Reflexão: Hoje em dia os recursos estão a ser gastos a grande velocidade e assim, um dia mais tarde, deixarão de existir e as gerações futuras ficarão sem nada para utilizar e o que houver irá ser muito caro.

Crescimento demográfico


     O crescimento populacional ou crescimento demográfico é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.
A população mundial em 1950 era de 2,5 biliões de pessoas. Em 2000 já havia mais de 6 biliões de humanos no planeta.
Para um estudo da população, é essencial a análise estatística acompanhada das características históricas e geográficas das sociedades existentes no planeta. Alguns locais que apresentam elevadas taxas de densidades demográficas são: Sudeste Brasileiro, nordeste dos Estados Unidos da América, leste da China e sul da África. Cada umas dessas regiões tem as suas particularidades socioeconômicas, culturais e ambientais.
De acordo com os dados obtidos junto à ONU, no nosso planeta vivem mais de 6,3 milhares de milhões de pessoas. Dessas, mais de 75% vivem em países subdesenvolvidos e com menos de dois dólares por dia, 22% são analfabetos, metade nunca utilizou um telefone e apenas 25% têm acesso à internet.
     Este gráfico mostra-nos o rápido crescimento populacional


Reflexão: Na minha opinião este crescimento foi tão rápido e repentino, que acabou por afetar, e de que maneira o mundo atual. Havendo muitas mais pessoas, mais é o consumo, menos é o dinheiro que uma pessoa tem, mais desemprego, entre outras coisas. Hoje em dia os países estão a tomar medidas, para fazer com que este aumento populacional baixe, como na China, que só e permitido ter um filho

Formação da Lua


      A origem da Lua é incerta, mas as similaridades no teor dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na Terra indicam que ambos os corpos podem ter tido uma origem comum. Nesse aspecto, alguns astrónomos e geólogos alegam que a Lua teria se desprendido de uma massa incandescente de rocha liqüefeita primordial, recém-formada, através da força centrípeta.
Outra hipótese, atualmente a mais aceita, é a de que um planeta desaparecido e denominado Theia, aproximadamente do tamanho de Marte, ainda no princípio da formação da Terra, teria se chocado com nosso planeta. Tamanha colisão teria desintegrado totalmente o planeta Theia e forçado a expulsão de pedaços de rocha líquida. Esses pequenos corpos foram condensados em um mesmo corpo, o qual teria sido aprisionado pelo campo gravitacional da Terra. Esta teoria recebeu o nome de Hipótese do grande impacto (Big Splash).
Há ainda um grupo de teóricos que acreditam que, seja qual for a forma como surgiram, haveria dois satélites naturais orbitando a Terra: o maior seria a Lua, e o menor teria voltado a se chocar.


Reflexão: Não considero que exista uma grande reflexão a fazer. Vendo os pontos de vista desta teoria, aceito, sem discordar dela e acho que é a mais aceitável, pois, se algo for atraído acaba por bater naquilo(Terra neste caso) que atrai este corpo, ou então passa mesmo no ponto certo, onde nem é muito longe, para não orbitar o planeta, nem muito perto para chocar com este.

Sistema Solar


Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objetos astronómicos que se ligam ao Sol através da gravidade. Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante há 4,6 bilhões de anos. Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa está contida dentro de oito planetas relativamente solitários, cujas órbitas são quase circulares e se encontram dentro de um disco quase plano, denominado plano da eclíptica. Os quatro menores planetas (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte) são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol e são compostos principalmente de metais e rochas. Os quatro maiores planetas (Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno) encontram-se mais distantes do Sol e concentram mais massa do que os planetas telúricos, sendo também chamados de planetas gasosos. Os dois maiores, Júpiter e Saturno, são compostos em sua maior parte de hidrogénio e hélio. Urano e Netuno, conhecidos também como "planetas ultraperiféricos", são cobertos de gelo, sendo às vezes referidos como "gigantes de gelo", apresentando também em sua composição água, amónia e metano.
O Sistema Solar também é o lar de outras duas regiões povoadas por objetos menores. O cinturão de asteróides está situado entre Marte e Júpiter e sua composição se assemelha à dos planetas sólidos.


Reflexão: O sistema solar, somo este foi formada, os seus planetas, entre outras coisas, sempre me fascinou. É algo que além de interessante, tem algo de misterioso, pois ainda não se tem certeza de como este se formou, apesar de haver teorias, como a teoria nebular, que tentam explicar como se formou e que têm alguns aspetos a favor, mas também outros contra.