sábado, 16 de fevereiro de 2013

Célula

       A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.


Reflexão: A célula é a unidade básica e fundamental da vida, como tal irei falar de outras coisas no blog e será necessário ter bem presente o conhecimento da célula.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula
Caderno de aula de Biologia e Geologia

Sismo


       Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de natividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
       Basicamente, sismo é a ocorrência de uma fartura subterrânea. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra.
       Existem diferentes tipos de ondas: 
Ondas P- Primárias ou longitudinais (as mais "rápidas" propagam-se em todos os meios);
Ondas S- Secundárias ou transversais (são mais lentas que as ondas P apenas se propagam em meios sólidos);
Ondas L- Ondas de Love (são as mais lentas de todas e têm grande poder destrutivo);
       Existem equipamentos para determinar a chegada de ondas sísmicas, o sismógrafo  o qual nos fornece o sismograma, onde são registadas as ondas sísmicas.
       A zona onde ocorre o sismo denomina-se hipocentro e a zona da crusta situada verticalmente a esta denomina-se epicentro. É possível determinar a distancia epicentral se 3 estações sismográficas captarem as ondas sísmicas, sem estarem muito perto do epicentro, caso contrário as ondas P, S e L não serão distinguidas.

Reflexão: A grandeza de um sismo é medida através da intensidade deste, efeitos provocados por este (medida na escala de Mercalli), e através da sua magnitude, quantidade de energia libertada (escala de Richter)
       Tanto Portugal continental como os Açores situam- se numa zona sísmica muito perigosa  no entanto no Açores, esta da-se devido à Actividade tectónica e vulcânica  no continente devido ao limite entre a placa Euro-Asiática e a Africana.
       Não é possível a previsão do sismo, mas é possível a sua prevenção, informando a população e sinalizando e monitorizando falhas.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo
Caderno de aula de Biologia e Geologia.





Vulcanismo

       O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e os gases a ele associados ascendem, a partir do interior da Terra, à superfície da crusta terrestre incluindo a atmosfera.
       O ramo da Geologia que se dedica ao estudo do Vulcanismo designa-se por Vulcanologia.
       O termo que está na origem destas palavras é Vulcão. Entendemos por Vulcão uma abertura na superfície da crusta terrestre, através da qual se dá a erupção do magma, dos gases e das cinzas associadas.
       Existem diferentes tipos (logo diferentes classificações) de vulcões, resultando daí diferentes configurações dos aparelhos vulcânicos, contudo estes são, normalmente, constituídos pelas seguintes partes: câmara magmática, local onde se encontra acumulado o magma. chaminé (principal) vulcânica, canal, fenda ou abertura que liga a câmara magmática com o exterior das crustas, e por onde ascendem os materiais vulcânicos. Cratera, abertura ou depressão mais ou menos circular, em forma de um funil, localizada no topo da chaminé vulcânica. Cone vulcânico, elevação de forma cónica que se forma por acumulação dos materiais expelidos do interior das crustas (lavas, cinzas e fragmentos de rochas), durante a erupção vulcânica. Para além da chaminé vulcânica, a maioria das vezes, existem outras condutas, denominadas por filões. Também se podem formar cones laterais, secundários ou adventícios ao cone vulcânico principal.

 

Fonte:http://domingos.home.sapo.pt/vulcoes_1.html
Caderno de aulda de Biologia e Geoligia.

Reflexão: Para além de diferentes vulcões, também existem diferentes tipo  de lavas, diferentes formas que estas assumem, diferentes cones e tipos de erupções.
       Existe também o vulcanismo secundário (Fumarolas, Géiser, Nascentes termais)
aparelho vulcânico       O vulcanismo pode ser de limites convergentes divergentes e o interior de placas.
       Para monitorizar um vulcão é necessário estudar o comportamento das ondas sísmicas, a deformação do cone, as alterações gravimétricas e geomagnéticas, da temperatura do solo e da água, etc...








terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Métodos de estudo do interior da Terra

     A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se baseiam em dois critérios diferentes: a composiçãoquímica e as propriedades físicas.
No modelo da estrutura interna da Terra segundo a sua composição química, são consideradas três unidadesestruturais concêntricas - crosta, manto e núcleo - separadas por superfícies de  descontinuidade.

O estudo da estrutura interna da Terra tem por base métodos muito diversificados, diretos ou  indiretos.
     Para o estudo direto da estrutura interna da Terra contribuem métodos como a observação e o estudo direto dasuperfície visível, a exploração de jazigos minerais, as sondagens e a análise de magmas.

No estudo indireto da estrutura da Terra são utilizados métodos indiretos que incluem a planetologia, aastrogeologia e a geofísica.


Fonte: http://www.infopedia.pt/$estrutura-interna-da-terra

Reflexão: Não há uma grande reflexão a fazer. Apenas é de salientar a importância dos geólogos no mundo atual, apesar de estes não serem valorizados.

Recursos naturais

     Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.






Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_natural

Reflexão: Hoje em dia os recursos estão a ser gastos a grande velocidade e assim, um dia mais tarde, deixarão de existir e as gerações futuras ficarão sem nada para utilizar e o que houver irá ser muito caro.

Crescimento demográfico


     O crescimento populacional ou crescimento demográfico é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.
A população mundial em 1950 era de 2,5 biliões de pessoas. Em 2000 já havia mais de 6 biliões de humanos no planeta.
Para um estudo da população, é essencial a análise estatística acompanhada das características históricas e geográficas das sociedades existentes no planeta. Alguns locais que apresentam elevadas taxas de densidades demográficas são: Sudeste Brasileiro, nordeste dos Estados Unidos da América, leste da China e sul da África. Cada umas dessas regiões tem as suas particularidades socioeconômicas, culturais e ambientais.
De acordo com os dados obtidos junto à ONU, no nosso planeta vivem mais de 6,3 milhares de milhões de pessoas. Dessas, mais de 75% vivem em países subdesenvolvidos e com menos de dois dólares por dia, 22% são analfabetos, metade nunca utilizou um telefone e apenas 25% têm acesso à internet.
     Este gráfico mostra-nos o rápido crescimento populacional


Reflexão: Na minha opinião este crescimento foi tão rápido e repentino, que acabou por afetar, e de que maneira o mundo atual. Havendo muitas mais pessoas, mais é o consumo, menos é o dinheiro que uma pessoa tem, mais desemprego, entre outras coisas. Hoje em dia os países estão a tomar medidas, para fazer com que este aumento populacional baixe, como na China, que só e permitido ter um filho

Formação da Lua


      A origem da Lua é incerta, mas as similaridades no teor dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na Terra indicam que ambos os corpos podem ter tido uma origem comum. Nesse aspecto, alguns astrónomos e geólogos alegam que a Lua teria se desprendido de uma massa incandescente de rocha liqüefeita primordial, recém-formada, através da força centrípeta.
Outra hipótese, atualmente a mais aceita, é a de que um planeta desaparecido e denominado Theia, aproximadamente do tamanho de Marte, ainda no princípio da formação da Terra, teria se chocado com nosso planeta. Tamanha colisão teria desintegrado totalmente o planeta Theia e forçado a expulsão de pedaços de rocha líquida. Esses pequenos corpos foram condensados em um mesmo corpo, o qual teria sido aprisionado pelo campo gravitacional da Terra. Esta teoria recebeu o nome de Hipótese do grande impacto (Big Splash).
Há ainda um grupo de teóricos que acreditam que, seja qual for a forma como surgiram, haveria dois satélites naturais orbitando a Terra: o maior seria a Lua, e o menor teria voltado a se chocar.


Reflexão: Não considero que exista uma grande reflexão a fazer. Vendo os pontos de vista desta teoria, aceito, sem discordar dela e acho que é a mais aceitável, pois, se algo for atraído acaba por bater naquilo(Terra neste caso) que atrai este corpo, ou então passa mesmo no ponto certo, onde nem é muito longe, para não orbitar o planeta, nem muito perto para chocar com este.